Para quem costuma conduzir de manhã ou ao fim da tarde, o cenário não será novo: fila de trânsito, cantarolar umas músicas que estão a passar na rádio, contar o número de linhas que tem o traço que divide as faixas de estrada, ver quantas pessoas estão A) a limpar o nariz B) a ler o jornal C) a cortar as unhas D) a falar ao telemóvel E) todas as anteriores... etc.

Até que, a certa altura, num destes momentos de tranquilidade, alguém decide buzinar. E eu pergunto-me sempre - falar sozinho é um hábito estranho mas cada um tem as suas manias - o que é que o indivíduo que buzinou tencionava alcançar com o gesto. Quer dizer, será que ele pensava que estávamos ali todos parados por desporto, "ah deixa cá abrandar para ver este belo dia que está aqui na auto-estrada"? Não percebo, sinceramente. Haverá alguém que imagina que buzinando, todas as centenas de pessoas que estão com ar de tédio/desespero nos carros à sua volta vão avançar instintivamente? Ou será que acham que ao buzinar, num toque de magia a fila vai começar a avançar, e o buzinante vai ficar a ser olhado com admiração e respeito por todos enquanto pensam "uau, quem me dera ter sido eu a lembrar-me de buzinar primeiro."?

Faz-me confusão. É isso e os sinais de luzes na auto-estrada à noite. Quer dizer, vai um gajo descansado na faixa da direita a respeitar os limites de velocidade e muito lá atrás fazem-lhe sinais de luzes porque vão passar. Naturalmente, até me fazerem os sinais de luzes eu estou sempre a pensar "diacho, vem aí um par de luzes a aproximar-se, é melhor eu pôr-me à frente... pode ser um ovni cheio de extraterrestres parecidas com a Natalie Portman e não posso perder a oportunidade de um encontro de 1º e 2º grau.". Não sei, pode ser problema meu. Se calhar é uma maneira de os condutores se cumprimentarem uns aos outros. Tipo acender os máximos uma vez é "Boa Noite", duas é "Tudo Bem?" e três "Então Até À Próxima". Uma evolução do código Morse, qualquer coisa assim.

Tenho de ler o Código da Estrada novo.

Assim aprendo a escrever com os máximos "E se fosses buzinar para o..." ?

0 Resposta(s) a “Falegelos da Umanidade - A Buzina”

Enviar um comentário



© 2007 ao meu encontro na estrada | Blogger Templates by GeckoandFly.